O aluno com dislexia na escola: Um olhar a partir de propostas pedagógicas inclusivas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16681Palavras-chave:
Transtorno de leitura, ensino e aprendizagem, importância da leituraResumo
O presente trabalho parte do interesse por uma busca de metodologias que favoreçam a pratica pedagógica com o olhar voltado ao trabalho inclusivo de crianças e jovens que apresentam transtorno de leitura definido como dislexia. Notamos que é fundamental uma adaptação dos contextos escolares a fim de garantir aos alunos um ensino e aprendizagem de qualidade. Dessa maneira, com base nas perspectivas teóricas de Dehaene (2012), Petrossi (2004), Castrillon (2013), Leffa (2006), Sampaio (2014), Kleiman (2000), Batista (2017), entre outros, este trabalho foi dividido em três capítulos: a importância da leitura e o lugar do aluno com dislexia nesse processo; dislexia e seus efeitos; e, por fim, o jogo como ferramenta de apoio pedagógico. Para a pesquisa, buscamos arrolar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia. Além disso, desenvolvemos um jogo com atividades de estímulos para aumentar a consciência fonêmica, partindo da identificação e reconhecimento de sílabas, palavras e sons, aplicando e analisando sua eficácia por meio de testes de leitura e organização do jogo, sendo esse o objetivo principal deste trabalho. Os participantes desta pesquisa foram crianças e jovens diagnosticados com dislexia. Ao todo, foram cinco participantes na faixa etária de nove (09) a doze (12) anos. Após a aplicação do jogo, observamos que os casos mais leves de dislexia apresentaram menos dificuldades do que os participantes com estágios mais avançados, mesmo apresentando diferentes graus de progressos com o jogo, todos demonstraram interesse em aprender.
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