Cinema na escola: pesquisa empírica sobre o uso de filmes em escolas de Valparaíso de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16797Palavras-chave:
Cinema, educação, Sala de aula, Valparaiso de GoiásResumo
O presente artigo traz como tema central o uso de filmes na sala de aula e sua utilização como recurso pedagógico, tendo como objetivo enriquecer o conteúdo disciplinar e formar identidade cultural dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo com entrevista semi-estruturada, onde foram entrevistados diretores e professores de seis escolas públicas municipais em Valparaíso de Goiás(GO). A proposta deste trabalho é apresentar os acertos e as dificuldades destes profissionais da educação, a partir de suas experiências com o cinema em sala de aula.
Referências
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink - CINEAD- LISE-FE/UFRJ, 2008.
CATELLI, Rosana Elisa. Cinema e educação: A emergência do moderno. São Paulo,Edições Sesc, 2022
DUARTE,Rosalia. Cinema e educação. Rio de Janeiro.Contexto, 2009.
DA SILVA PAULETTI, Eloisa; DOS SANTOS, Eliane Gonçalves. Cinema na Formação de Professores: Práticas e Discussões. Revista Pedagógica, v. 24, 2022.
DE ALMEIDA, Silvana Pereira; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. O Cinema como Recursos Didático Pedagógico na Educação Infantil: Um Relato de Experiencia. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem-estar-RECH, v. 6, n. 1, jan-jun, 2022.
GERHARDT Tatiana Engel e Denise Tolfo SILVEIRA. Métodos de pesquisa / [organizado por] ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FELICIANO, Junfanlee Manoel Oliveira. A Interdisciplinar de Recursos Pedagógicos: Utilizando o Cinema na Formação Inicial de Professores no Programa Educacional Tutorial. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, 2020.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).