Cinema na escola: pesquisa empírica sobre o uso de filmes em escolas de Valparaíso de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16797Palavras-chave:
Cinema, educação, Sala de aula, Valparaiso de GoiásResumo
O presente artigo traz como tema central o uso de filmes na sala de aula e sua utilização como recurso pedagógico, tendo como objetivo enriquecer o conteúdo disciplinar e formar identidade cultural dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo com entrevista semi-estruturada, onde foram entrevistados diretores e professores de seis escolas públicas municipais em Valparaíso de Goiás(GO). A proposta deste trabalho é apresentar os acertos e as dificuldades destes profissionais da educação, a partir de suas experiências com o cinema em sala de aula.
Referências
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink - CINEAD- LISE-FE/UFRJ, 2008.
CATELLI, Rosana Elisa. Cinema e educação: A emergência do moderno. São Paulo,Edições Sesc, 2022
DUARTE,Rosalia. Cinema e educação. Rio de Janeiro.Contexto, 2009.
DA SILVA PAULETTI, Eloisa; DOS SANTOS, Eliane Gonçalves. Cinema na Formação de Professores: Práticas e Discussões. Revista Pedagógica, v. 24, 2022.
DE ALMEIDA, Silvana Pereira; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. O Cinema como Recursos Didático Pedagógico na Educação Infantil: Um Relato de Experiencia. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem-estar-RECH, v. 6, n. 1, jan-jun, 2022.
GERHARDT Tatiana Engel e Denise Tolfo SILVEIRA. Métodos de pesquisa / [organizado por] ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FELICIANO, Junfanlee Manoel Oliveira. A Interdisciplinar de Recursos Pedagógicos: Utilizando o Cinema na Formação Inicial de Professores no Programa Educacional Tutorial. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, 2020.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.