Cinema at school: empirical research on the use of films in schools in Valparaíso de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16797Keywords:
Cinema, Education, Classroom, Valparaiso de GoiasAbstract
This article has as its central theme the use of films in the classroom and their use as a pedagogical resource in order to enrich the disciplinary content and form students' cultural identity. Conducted field research with a semi-structured questionnaire, where principals and teachers from six municipal public schools in Valparaíso de Goiás were interviewed. The purpose of this work is to present the successes and difficulties of these education professionals, based on their experiences with the cinema in the classroom.
References
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink - CINEAD- LISE-FE/UFRJ, 2008.
CATELLI, Rosana Elisa. Cinema e educação: A emergência do moderno. São Paulo,Edições Sesc, 2022
DUARTE,Rosalia. Cinema e educação. Rio de Janeiro.Contexto, 2009.
DA SILVA PAULETTI, Eloisa; DOS SANTOS, Eliane Gonçalves. Cinema na Formação de Professores: Práticas e Discussões. Revista Pedagógica, v. 24, 2022.
DE ALMEIDA, Silvana Pereira; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. O Cinema como Recursos Didático Pedagógico na Educação Infantil: Um Relato de Experiencia. Revista Ensino de Ciências e Humanidades-Cidadania, Diversidade e Bem-estar-RECH, v. 6, n. 1, jan-jun, 2022.
GERHARDT Tatiana Engel e Denise Tolfo SILVEIRA. Métodos de pesquisa / [organizado por] ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FELICIANO, Junfanlee Manoel Oliveira. A Interdisciplinar de Recursos Pedagógicos: Utilizando o Cinema na Formação Inicial de Professores no Programa Educacional Tutorial. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, 2020.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).