Resenha da obra “Escrever é preciso: O princípio da pesquisa”, de Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16849Palavras-chave:
Pesquisa, Escrita, Mario Osorio MarquesResumo
A resenha apresenta a obra Escrever é preciso: o princípio da pesquisa, de autoria do pensador Mario Osorio Marques, escrita em forma de carta aberta endereçada ao leitor. O objetivo do escrito é estabelecer com o leituor um diálogo, apresentando três das motivações do autor para a escritura do referido livro, bem como de toda e qualquer escritura. A primeira delas refere-se à dimensão do escrever segunda a qual sempre está suposto um possível leitor, o que atribuiria sentido a tal projeto. A segunda, diz respeito a um dos maiores desafios do escrever que é começar, não havendo exatamente algo como que uma preparação para tal tarefa. A terceira, é que não se pode confundir o escrever com a escrita, uma vez que o reescrever sempre será necessário e o ler sempre conduzirá a outras leituras possíveis. Neste contexto, ganha importância a hipótese de que o escrever é o princípio da pesquisa.
Referências
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.