Contribuições de Mario Osorio Marques para a formação de professores na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16941Palavras-chave:
formação de professores, exigência crítico-dialética, exigência hermenêutica, exigência epistêmico-instrumentalResumo
Mario Osorio Marques, educador e pesquisador renomado, propõe uma abordagem hermenêutica e reflexiva para a construção do conhecimento e o desenvolvimento da prática docente. Objetiva-se, nesta pesquisa, refletir sobre as contribuições dos estudos de Mario Osorio Marques para a formação de professores e os processos educativos na contemporaneidade. Trata-se de um texto teórico-reflexivo, de abordagem metodológica qualitativa, realizada a partir da obra “Pedagogia: a ciência do educador” de Marques (2006) e do levantamento de artigos no Portal de Periódicos da Capes. A Análise dos dados foi realizada conforme os pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Dessa análise emergiram as categorias: exigência crítico-dialética, exigência hermenêutica e exigência epistêmico-instrumental. Para fundamentar a pesquisa recorreu-se a Marques (2006) e Freire (2006). Os resultados mostram que as exigências crítico-dialética, a hermenêutica e epistêmico-instrumental na formação de professores buscam, respectivamente, promover uma interpretação crítica das práticas pedagógicas, uma educação transformadora que desafia a racionalidade positivista e um aperfeiçoamento contínuo da prática docente por meio da integração teoria-prática e a reflexão constante. Conclui-se que Marques deixa um legado duradouro para os educadores, pois defende uma prática educativa dinâmica, contextualizada, capaz de responder às demandas de um mundo em constante transformação. Assim, suas contribuições são incontestáveis e se refletem em estudos e pesquisas que continuam a inspirar os processos educativos.
Referências
BOUFLEUER, José Pedro; REZER, Ricardo. Mario Osorio Marques: breve biografia de um pensador da educação. Revista Pedagógica, v.18, n.37, jan./abr. 2016. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3164. Acesso em: 20 dez. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2006.
MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2ª edição. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
MARQUES, Mario Osorio. O docente em tempos mudados. Revista Contexto e Educação, v. 15, n. 60. p. 71–79, out./dez, 2000. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1223. Acesso em: 20 dez. 2024.
MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. 3. ed. rev. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2020. Ebook.
KUHN, Martin; CALLAI, Helena Copetti. Teoria crítica, hermenêutica e formação de professores: contribuições de Mario Osório Marques. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4364. Acesso em: 20 dez. 2024.
KUHN, Martin; KUHN, Mara Lúcia Welter. Mario Osorio Marques: exigências à formação e à docência em sala de aula. Revista Triângulo, Uberaba, v.12, n.1, p. 149 - 161, 2019. Disponível em: https://typeset.io/pdf/mario-osorio-marques-exigencias-a-formacao-e-a-docencia-em-49oz5efzdz.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
SANTOS, Estevão Barbosa dos; MÜLLER, José Luiz. Relação professor-aluno e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, v. 5, n. 2, p. 103-112, jun./jul. 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9538/5549. Acesso em: 20 dez. 2024.
SILVA, Sidinei Pithan da; QUARESMA, Adriane Helena Dutra; PÜNDRICH, Paula Luiza. A formação de professores no projeto de reconstrução educacional no Brasil. Revista Educere et Educare, v. 16, n. 38 (2021) Jan/Abr.2021. Disponível: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25470/17280. Acesso em: 20 dez. 2024.
TRASEL, Bruna Barboza; MARTINAZZO, Celso José. Breves considerações sobre a pedagogia, a construção de identidade dos profissionais da educação infantil e a formação continuada. Revista Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 19 n. 01, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/revistadech/article/view/2563/2618. Acesso em: 20 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.