Mario Osorio Marques: Conversa puxa conversa!
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17055Palavras-chave:
Educação, Mario Osorio Marques, Desenvolvimento Regional, LegadoResumo
Este ensaio é uma homenagem ao professor Mario Osorio Marques, baseado nas memórias e anotações pessoais do período que fui discente do Programa de Mestrado em Educação nas Ciências, conforme propõe o dossiê comemorativo ao centenário de nascimento desse grande educador. Por ter a narrativa como metodologia de escrita, trago o orgulho de ter ingressado na terceira turma dessa proposta inovadora e ousada, pois era a oferta de um mestrado no interior do Rio Grande do Sul, em região considerada empobrecida. Mario Osorio Marques foi pioneiro na expansão do ensino superior e na implantação da pós-graduação stricto sensu na região noroeste de nosso Estado, UNIJUÍ, Universidade que ele ajudou a fundar. Um educador que procurava diminuir ao máximo sua forma de agir de suas falas/escritos e vivia o que preconizava em textos e em suas falas, fossem em conversas ou ministrando aulas. Foi um grande Mestre, professor, visionário que efetivou seu propósito de educação de qualidade e desenvolvimento regional, sustentada na possibilidade de superação das desigualdades regionais e sociais. Mario Osorio Marques, foi e é fundamental para termos uma educação de qualidade para todos(as), com foco na qualidade de vida. Para isso, mesmo que seja prescritivo, é necessário que voltemos a ter nas bibliografias dos cursos de licenciatura o pensamento desse grande educador, em suas obras publicadas e escritas em artigos. Além disso, é preciso retomar o pensamento e a crença da educação como fenômeno primordial da vida humana, conforme ele reforçava em suas aulas e em suas obras.
Referências
BRUM. A. J. (Org.). Trajetória de uma Vida: depoimentos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
CORAZZA, S.M. Uma Vida de Professora. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2005.
JOSSO, Marie-Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Tradução de Teresa Van Acker. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 373-383, maio/ago. 2006.
MARQUES, M. O. Botar a Boca no Mundo: Cidadania, Política e Ética. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999ª. 84p.
MARQUES, M. O. A Escola no Computador: Linguagens Rearticuladas, Educação Outra. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999b. 216 p.
MARQUES, M. O. Escrever é Preciso: O Princípio da Pesquisa. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997a.
MARQUES, M. O. Filosofia e Pedagogia na Universidade. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997b.
MARQUES, M. O. Educação/Interlocução Aprendizagem/Reconstrução de Saberes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996.
MARQUES, M. O. A Aprendizagem na Mediação Social do Aprendizado e da Decência. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1995. 139 p.
MARQUES, M. O. O Conhecimento e Modernidade em Reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993. 126 p.
MARQUES, M. O. A Formação do profissional da Educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992. 221 p. (Coleção Educação 13).
MARQUES, M. O. Pedagogia, a Ciência do Educador. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1990.
MARQUES, M. O.; BRUM, A. J. Uma Comunidade em busca de seu Caminho. Porto Alegre: Livraria UNIJUÍ Editora, 1972. 87 p.
MARQUES, M. O. Professores Falantes de si na Sala de Aula, na Escola e na constituição da Pedagogia. In.: Imagens de Professor. 1. Ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
MARQUES, M.O. Uma Hermenêutica de Minhas Aprendizagens. In.: 4 Vidas, 4 Estilos, a mesma Paixão. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996.
PAIVA, V. L. M. O. (2008). A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 8(2), 261-266. https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.