Interlocução de saberes: Os princípios cognitivos da complexidade no pensamento pedagógico de Mario Osorio Marques

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17087

Palavras-chave:

Mario Osorio Marques, Racionalidades, Pedagogia, Ciência do educador

Resumo

Mario Osorio Marques flertou com Edgar Morin? Marques fez alguma incursão na matriz ontológico-epistemológica do pensamento complexo? É objetivo deste ensaio teórico mostrar que Marques, em seu pensamento pedagógico, procurou distinguir os paradigmas do objeto, do sujeito e da intersubjetividade, mas a sua principal preocupação foi compreendê-los de forma integrada em um “quadro teórico mais vasto e coerente”, o que pode ser entendido pelo termo “interlocução de saberes”. Para além deste objetivo, intenciona-se apontar indícios de que Marques transcende o simples enquadramento em um único paradigma e que, sistematicamente, colocava em interlocução as abordagens empírico-analítica, histórico-hermenêutica e crítico-dialética, no quadro teórico mais amplo da razão comunicativa e, por uma forma circular e progressiva de pensamento, estreitava o diálogo com os princípios de inteligibilidade do que chamou de “paradigma da complexidade”. Propõe-se, uma leitura epistemológica de seus escritos de 1988 a 2002. O ensaio teórico estrutura-se em três movimentos. No primeiro, tecem-se considerações sobre os pressupostos ontológicos e gnosiológicos da práxis educativa, de Marques. Em um segundo movimento, busca-se a presença de indícios de um paradigma científico alternativo para a ciência do educador, na obra de Marques. Por fim, tematiza-se a presença dos princípios de inteligibilidade do pensamento complexo na proposta de formação dos profissionais da educação, de Marques. Nossa leitura da obra de Marques conduziu-nos a admitir que foi a problemática da interdisciplinaridade que o atraiu, ora para as bordas, ora para o interior do paradigma da complexidade.

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Publicado

2025-07-30

Como Citar

Arenhart, L. O., Kuhn, M., & Arenhart, A. B. P. (2025). Interlocução de saberes: Os princípios cognitivos da complexidade no pensamento pedagógico de Mario Osorio Marques. Revista Contexto & Educação, 40(122), e17087. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17087

Edição

Seção

O Legado da obra de Mario Osorio Marques para a Educação