DESVELANDO O SEGREDO: CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO CREAS NA PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.126-149Resumo
A pesquisa foi desenvolvida um município na região centro-sul do estado do Paraná, com população de aproximadamente 56 mil habitantes. O artigo busca compreender o fenômeno da violência sexual infantil intrafamiliar denunciado pela escola, baseando-se em considerações de dois profissionais que atendem as vítimas de violência sexual no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) do município, em especial no programa de atendimento às crianças e adolescentes. A pesquisa de campo foi realizada a partir de uma entrevista com um psicólogo e uma pedagoga, cujas colocações apontam para a prevenção e reconhecimento da violência sexual com os indivíduos que atuam na instituição escolar, assim como trazem observações importantes acerca da instituição familiar e das influências e relações de poder históricas que a perpassam. Os resultados apontam que programas de prevenção à violência sexual infantil nas escolas e na comunidade em geral têm favorecido a quebra do silêncio sobre a violência, mas aponta principalmente o papel da escola, onde se tornam perceptíveis sinais de que uma criança está vivendo uma situação de abuso. A denúncia facilita o trabalho do CREAS no rompimento da cadeia de abusos, contribuindo para a conscientização das crianças de seus direitos e de que a situação de violência não deve ser própria da relação entre ela e um adulto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.