DESVELANDO O SEGREDO: CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO CREAS NA PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR

Autores

  • Talita Baldin Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Mario Souza Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.126-149

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida um município na região centro-sul do estado do Paraná, com população de aproximadamente 56 mil habitantes. O artigo busca compreender o fenômeno da violência sexual infantil intrafamiliar denunciado pela escola, baseando-se em considerações de dois profissionais que atendem as vítimas de violência sexual no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) do município, em especial no programa de atendimento às crianças e adolescentes. A pesquisa de campo foi realizada a partir de uma entrevista com um psicólogo e uma pedagoga, cujas colocações apontam para a prevenção e reconhecimento da violência sexual com os indivíduos que atuam na instituição escolar, assim como trazem observações importantes acerca da instituição familiar e das influências e relações de poder históricas que a perpassam. Os resultados apontam que programas de prevenção à violência sexual infantil nas escolas e na comunidade em geral têm favorecido a quebra do silêncio sobre a violência, mas aponta principalmente o papel da escola, onde se tornam perceptíveis sinais de que uma criança está vivendo uma situação de abuso. A denúncia facilita o trabalho do CREAS no rompimento da cadeia de abusos, contribuindo para a conscientização das crianças de seus direitos e de que a situação de violência não deve ser própria da relação entre ela e um adulto.

Biografia do Autor

Talita Baldin, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica do 4º ano de Psicologia, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Mario Souza Martins, Universidade Estadual do Centro-Oeste

  Professor Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Sociologia de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1983) e Doutorado em Sociologia e Economia- Universidade de Oldenburg - Alemanha (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Religião, Gênero e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Classes Sociais, Cultura, Educação, História, Gênero e Metodologia da Pesquisa.

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Publicado

2012-09-14

Como Citar

Baldin, T., & Martins, M. S. (2012). DESVELANDO O SEGREDO: CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO CREAS NA PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR. Revista Contexto &Amp; Educação, 27(88), 126–149. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.126-149