DESVELANDO O SEGREDO: CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO CREAS NA PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.126-149Resumo
A pesquisa foi desenvolvida um município na região centro-sul do estado do Paraná, com população de aproximadamente 56 mil habitantes. O artigo busca compreender o fenômeno da violência sexual infantil intrafamiliar denunciado pela escola, baseando-se em considerações de dois profissionais que atendem as vítimas de violência sexual no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) do município, em especial no programa de atendimento às crianças e adolescentes. A pesquisa de campo foi realizada a partir de uma entrevista com um psicólogo e uma pedagoga, cujas colocações apontam para a prevenção e reconhecimento da violência sexual com os indivíduos que atuam na instituição escolar, assim como trazem observações importantes acerca da instituição familiar e das influências e relações de poder históricas que a perpassam. Os resultados apontam que programas de prevenção à violência sexual infantil nas escolas e na comunidade em geral têm favorecido a quebra do silêncio sobre a violência, mas aponta principalmente o papel da escola, onde se tornam perceptíveis sinais de que uma criança está vivendo uma situação de abuso. A denúncia facilita o trabalho do CREAS no rompimento da cadeia de abusos, contribuindo para a conscientização das crianças de seus direitos e de que a situação de violência não deve ser própria da relação entre ela e um adulto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).