DESVELANDO O SEGREDO: CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO DO CREAS NA PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.126-149Abstract
A pesquisa foi desenvolvida um município na região centro-sul do estado do Paraná, com população de aproximadamente 56 mil habitantes. O artigo busca compreender o fenômeno da violência sexual infantil intrafamiliar denunciado pela escola, baseando-se em considerações de dois profissionais que atendem as vítimas de violência sexual no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS) do município, em especial no programa de atendimento às crianças e adolescentes. A pesquisa de campo foi realizada a partir de uma entrevista com um psicólogo e uma pedagoga, cujas colocações apontam para a prevenção e reconhecimento da violência sexual com os indivíduos que atuam na instituição escolar, assim como trazem observações importantes acerca da instituição familiar e das influências e relações de poder históricas que a perpassam. Os resultados apontam que programas de prevenção à violência sexual infantil nas escolas e na comunidade em geral têm favorecido a quebra do silêncio sobre a violência, mas aponta principalmente o papel da escola, onde se tornam perceptíveis sinais de que uma criança está vivendo uma situação de abuso. A denúncia facilita o trabalho do CREAS no rompimento da cadeia de abusos, contribuindo para a conscientização das crianças de seus direitos e de que a situação de violência não deve ser própria da relação entre ela e um adulto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.