ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS: EXPLORANDO O GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.157-192Resumen
Pesquisas a nível nacional e internacional tem relatado que o ensino do conceito de célula é um desafio para professores, estudantes, e pesquisadores envolvidos com a Educação em Ciências. Frente a este contexto torna-se necessário repensar e propor outras formas de trabalhar didaticamente o conceito de Células com estudantes. Neste sentido, o presente estudo visa apresentar e descrever as atividades realizadas com 26 estudantes do 5º ao 9º ano de uma escola publica de Santa Maria RS. A base da proposta busca aproximar “quem faz Ciência de quem ensina e aprende Ciências ” através de atividades lúdicas e experimentais. Avalia-se que apesar do tempo ser curto para desenvolver todas as atividades, as mesmas se mostraram eficientes no sentido de contribuir para a vida escolar e cotidiana dos estudantes. Com efeito, na avaliação final do projeto, os estudantes colocaram que gostaram muito de ter participado das atividades e que gostariam que as atividades realizadas no projeto fossem trabalhadas na escola em sala de aula. Desta forma, na visão deles, as aulas seriam bem mais interessantes e criativas. Quanto ao uso de ferramentas lúdicas nas atividades propostas observou-se que as mesmas podem ser trabalhadas em qualquer idade e ano escolar, dependendo apenas de se adequar ao conteúdo proposto.
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