ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS: EXPLORANDO O GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.157-192Resumo
Pesquisas a nível nacional e internacional tem relatado que o ensino do conceito de célula é um desafio para professores, estudantes, e pesquisadores envolvidos com a Educação em Ciências. Frente a este contexto torna-se necessário repensar e propor outras formas de trabalhar didaticamente o conceito de Células com estudantes. Neste sentido, o presente estudo visa apresentar e descrever as atividades realizadas com 26 estudantes do 5º ao 9º ano de uma escola publica de Santa Maria RS. A base da proposta busca aproximar “quem faz Ciência de quem ensina e aprende Ciências ” através de atividades lúdicas e experimentais. Avalia-se que apesar do tempo ser curto para desenvolver todas as atividades, as mesmas se mostraram eficientes no sentido de contribuir para a vida escolar e cotidiana dos estudantes. Com efeito, na avaliação final do projeto, os estudantes colocaram que gostaram muito de ter participado das atividades e que gostariam que as atividades realizadas no projeto fossem trabalhadas na escola em sala de aula. Desta forma, na visão deles, as aulas seriam bem mais interessantes e criativas. Quanto ao uso de ferramentas lúdicas nas atividades propostas observou-se que as mesmas podem ser trabalhadas em qualquer idade e ano escolar, dependendo apenas de se adequar ao conteúdo proposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).