ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS: EXPLORANDO O GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”

Autores/as

  • Janisse Viero Universidade Federal de Santa Maria
  • João Batista Teixeira Rocha Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.157-192

Resumen

Pesquisas a nível nacional e internacional tem relatado que o ensino do conceito de célula é um desafio para professores, estudantes, e pesquisadores envolvidos com a Educação em Ciências. Frente a este contexto torna-se necessário repensar  e propor outras formas de trabalhar didaticamente o conceito de Células com estudantes. Neste sentido, o presente estudo  visa apresentar e descrever as atividades realizadas com 26 estudantes do 5º ao 9º ano de uma escola publica de Santa Maria RS. A base da proposta busca aproximar “quem faz Ciência de quem ensina e aprende Ciências ” através de atividades lúdicas e experimentais. Avalia-se que apesar do tempo ser curto para desenvolver todas as atividades, as mesmas se mostraram eficientes no sentido de contribuir para a vida escolar e cotidiana dos estudantes. Com efeito, na avaliação final do projeto, os estudantes colocaram que gostaram muito de ter participado das atividades e que gostariam que as atividades realizadas no projeto fossem trabalhadas na escola em sala de aula. Desta forma, na visão deles, as aulas seriam bem mais interessantes e criativas. Quanto ao uso de ferramentas lúdicas nas atividades propostas observou-se que as mesmas podem ser trabalhadas em qualquer idade e ano escolar, dependendo apenas de se adequar ao conteúdo proposto.

Biografía del autor/a

Janisse Viero, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do PPG Educação e Ciências :Química da Vida e Saúde (UFSM)

João Batista Teixeira Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Química UFSM

Publicado

2015-07-07

Cómo citar

Viero, J., & Rocha, J. B. T. (2015). ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS: EXPLORANDO O GIBI “PULMÃO E SUA TURMA”. Revista Contexto &Amp; Educación, 29(93), 157–192. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.157-192