Comparação de dúvidas sobre sexualidade entre crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.72-90Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais preocupações e curiosidades de crianças e adolescentes sobre sexo e sexualidade durante ações de educação sexual na escola. Participaram 190 adolescentes de 13 a 17 anos de 13 escolas estaduais e 300 crianças de 9 à 11 anos de 3 escolas municipais de Foz do Iguaçu, Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se “caixas de perguntas” disponíveis durante e após aulas de educação sexual. As perguntas foram transcritas e categorizadas de acordo com a semelhança do conteúdo. As dúvidas coincidentes entre crianças e adolescentes foram sobre gravidez, mudanças corporais, sistemas reprodutores masculino e feminino e menstruação. Tais temas, embora coincidentes, apresentaram-se em maior freqüência entre as crianças. Os adolescentes apresentaram alta frequência de dúvidas sobre comportamento sexual e DSTs. Conclui-se que as ações de educação sexual nas escolas deveriam ser suficientemente flexíveis para responder as dúvidas e curiosidades inerentes às diferentes faixas etárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).