A arte de escrever e orientar um texto: enfrentando os dois flagelos da alma humana: as armadilhas do desejo e a presunção da verdade.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.4-15Resumo
Resumo: o texto discute a função da orientação em um curso de mestrado considerando um campo de estudos: a Filosofia da Educação. Indica e descreve o processo formativo que acaba se estabelecendo entre sujeitos que se encontram em função de desejos semelhantes, condição insuficiente para bem escrever. Uma trajetória de estudos, de enfrentamentos deve ser vivenciada para qualificar e alargar aquilo que o desejo aponta, mas também exige outras condutas. É preciso conhecer a tradição do já anunciado, escrito, decifrar o que está entre nós para então, de forma criativa, afirmar ou recusar aquilo que terá abrigo e acolhida em um texto que deseja ensaiar o pensamento (Montaigne), escrever com sangue e espírito (Nietzsche), para dar ao texto um estilo artístico.
Palavras-chave: espírito-livre, ensaio, arte de bem escrever, formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).