A arte de escrever e orientar um texto: enfrentando os dois flagelos da alma humana: as armadilhas do desejo e a presunção da verdade.

Authors

  • Lúcia Schneider Hardt UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.4-15

Abstract

Resumo: o texto discute a função da orientação em um curso de mestrado considerando um campo de estudos: a Filosofia da Educação. Indica e descreve o processo formativo que acaba se estabelecendo entre sujeitos que se encontram em função de desejos semelhantes, condição insuficiente para bem escrever. Uma trajetória de estudos, de enfrentamentos deve ser vivenciada para qualificar e alargar aquilo que o desejo aponta, mas também exige outras condutas. É preciso conhecer a tradição do já anunciado, escrito, decifrar o que está entre nós para então, de forma criativa, afirmar ou recusar aquilo que terá abrigo e acolhida em um texto que deseja ensaiar o pensamento (Montaigne), escrever com sangue e espírito (Nietzsche), para dar ao texto um estilo artístico.

Palavras-chave: espírito-livre, ensaio, arte de bem escrever, formação.

 

Author Biography

Lúcia Schneider Hardt, UFSC

Lúcia Schneider Hardt - Professora Adjunta IV no Departamento de Estudos Especializados em Educação no Centro de Ciências da Educação (UFSC). Atua na área de Teorias e Filosofia  da Educação. Doutora e Mestre em Educação (UFRGS). Graduação em História pela Unisinos. O projeto de pesquisa em desenvolvimento na universidade versa sobre o tema: A genealogia de Nietzsche como método de pesquisa: a arte de ler nuances.

Published

2016-02-24

How to Cite

Hardt, L. S. (2016). A arte de escrever e orientar um texto: enfrentando os dois flagelos da alma humana: as armadilhas do desejo e a presunção da verdade. Context and Education Journal, 30(96), 4–15. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.4-15