PROCESSOS EDUCATIVOS DE ESPERANÇA E LIÇÕES DOS CONTEXTOS POPULARES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.233-243Resumo
O texto trata de lições pedagógicas de lições pedagógicas extraídas das experiências dos trabalhadores, baseado, em grande parte, na experiência descrita em Pedagogia da esperança, de Freire (1992). Trata de provocações pedagógicas que suscitam a reflexão sobre a necessidade de estabelecer um jogo didático-pedagógico esperançoso, solidário e paciente quando se pretende a formação humana. As lições expostas em forma de estratégias didáticas revelam diretrizes de um pensamento freireano em movimento, numa perspectiva de educação popular construída no coletivo. As lições a serem aprendidas são: a escuta atenta, o olhar criterioso e, a prática emancipatória, no sentido de contribuir para aprendizagem provisória e esperançosa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).