PROCESSOS EDUCATIVOS DE ESPERANÇA E LIÇÕES DOS CONTEXTOS POPULARES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Hedi Maria Luft UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.233-243

Resumen

O texto trata de lições pedagógicas de lições pedagógicas extraídas das experiências dos trabalhadores, baseado, em grande parte, na experiência descrita em Pedagogia da esperança, de Freire (1992). Trata de provocações pedagógicas que suscitam a reflexão sobre a necessidade de estabelecer um jogo didático-pedagógico esperançoso, solidário e paciente quando se pretende a formação humana. As lições expostas em forma de estratégias didáticas revelam diretrizes de um pensamento freireano em movimento, numa perspectiva de educação popular construída no coletivo. As lições a serem aprendidas são: a escuta atenta, o olhar criterioso e, a prática emancipatória, no sentido de contribuir para aprendizagem provisória e esperançosa.

Publicado

2012-11-06

Cómo citar

Luft, H. M. (2012). PROCESSOS EDUCATIVOS DE ESPERANÇA E LIÇÕES DOS CONTEXTOS POPULARES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Contexto &Amp; Educación, 27(88), 233–243. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.233-243