RÁDIO E CIBERESPAÇO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Michele Rodrigues Albuquerque Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco. (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.179-211

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi o desenvolvimento de habilidades de produção radiofônica entre as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, participantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. A pesquisa foi realizada em três etapas: a primeira destinada à fundamentação teórica; a segunda voltada à elaboração do curso sobre rádio e educação a distancia e à produção do material didático concernente ao curso; e a terceira dedicada à seleção do grupo participante da pesquisa e à produção dos programas de rádio e posterior publicação no ciberespaço. Na avaliação utilizou-se três categorias de analise: o rádio como inovação pedagógica para os professores em formação; o rádio na web, ressaltando o desafio do grupo com manejo das tecnologias; e a relação rádio e Educação a Distância na produção de programas de forma educativa e didática.  A pesquisa demonstrou a dificuldade sentida pelas alunas em assumirem o papel de produtoras de programas de rádio, assim como a pouca familiaridade na utilização dos recursos tecnológicos na web voltados à produção de mídia no espaço escolar.

Biografia do Autor

Michele Rodrigues Albuquerque, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Jornalista e Professora, Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. Professora Formadora e Coordenadora do Laboratório de Mídia da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Livre do Vale do São Francisco.

Maria Salett Tauk Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco. (UFRPE)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco. (UFRPE).

Downloads

Publicado

2015-09-05

Como Citar

Albuquerque, M. R., & Tauk Santos, M. S. (2015). RÁDIO E CIBERESPAÇO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 179–211. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.179-211