RÁDIO E CIBERESPAÇO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.179-211Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi o desenvolvimento de habilidades de produção radiofônica entre as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, participantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. A pesquisa foi realizada em três etapas: a primeira destinada à fundamentação teórica; a segunda voltada à elaboração do curso sobre rádio e educação a distancia e à produção do material didático concernente ao curso; e a terceira dedicada à seleção do grupo participante da pesquisa e à produção dos programas de rádio e posterior publicação no ciberespaço. Na avaliação utilizou-se três categorias de analise: o rádio como inovação pedagógica para os professores em formação; o rádio na web, ressaltando o desafio do grupo com manejo das tecnologias; e a relação rádio e Educação a Distância na produção de programas de forma educativa e didática. A pesquisa demonstrou a dificuldade sentida pelas alunas em assumirem o papel de produtoras de programas de rádio, assim como a pouca familiaridade na utilização dos recursos tecnológicos na web voltados à produção de mídia no espaço escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).