ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.4-26Resumo
Este trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa. Trata-se d uma pesquisa realizada com educadores da área de Ciências Exatas e da Natureza mestrandos do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. O problema de pesquisa consiste: Qual a concepção que os educadores têm a respeito do significado da Alfabetização Científica? Para responder a questão foi coletado depoimentos dos educadores e analisados com base em Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2007). os dados obtidos foram categorizados conforme Miller (1998), que sugeriu um modelo multidimensional com três dimensões: o conhecimento de termos e conceitos científicos essenciais (conteúdo da Ciência); uma compreensão sobre as normas e métodos da Ciência (natureza da Ciência); o conhecimento sobre o impacto da tecnologia e da Ciência sobre a sociedade. Observou-se que as concepções dos entrevistados concordam com as categorias propostas por Miller, entretanto, não de forma multidimensional, considerando as três dimensões, isso sugere que o tema precisa ser retomado e discutido entre os educadores. Assim, a alfabetização científica poderá ser realizada de forma conjunta e eficaz.
Palavras-chave: Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Concepções de educadores
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