ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.4-26Resumo
Este trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa. Trata-se d uma pesquisa realizada com educadores da área de Ciências Exatas e da Natureza mestrandos do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. O problema de pesquisa consiste: Qual a concepção que os educadores têm a respeito do significado da Alfabetização Científica? Para responder a questão foi coletado depoimentos dos educadores e analisados com base em Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2007). os dados obtidos foram categorizados conforme Miller (1998), que sugeriu um modelo multidimensional com três dimensões: o conhecimento de termos e conceitos científicos essenciais (conteúdo da Ciência); uma compreensão sobre as normas e métodos da Ciência (natureza da Ciência); o conhecimento sobre o impacto da tecnologia e da Ciência sobre a sociedade. Observou-se que as concepções dos entrevistados concordam com as categorias propostas por Miller, entretanto, não de forma multidimensional, considerando as três dimensões, isso sugere que o tema precisa ser retomado e discutido entre os educadores. Assim, a alfabetização científica poderá ser realizada de forma conjunta e eficaz.
Palavras-chave: Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Concepções de educadores
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.