ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: O QUE DIZEM ALUNOS E SUA PROFESSORA

Autores

  • Marcela Rafaela Barbosa de Farias Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco
  • Michela Caroline Macêdo Faculdade Joaquim Nabuco
  • CARLOS MONTEIRO Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.72-107

Resumo

No Brasil, ainda são incipientes as pesquisas que abordam o ensino de Matemática em contextos de escolas campesinas. Para investigar tais realidades, faz-se necessário considerar a trajetória da Educação do Campo bem como as especificidades dos atores envolvidos nesses contextos. Como o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos educacionais vinculados à Matemática no âmbito da realidade campesina, desenvolvemos uma pesquisa que investigou as concepções de uma professora e seus alunos sobre o ensino de Matemática no contexto de uma escola do Campo do Agreste de Pernambuco. Neste artigo são discutidos dados que foram coletados a partir de entrevistas e observações de aulas. As análises das falas dos participantes sugeriram que suas perspectivas baseiam-se em experiências pessoais e em processos socioculturais que enfatizam uma visão restrita do que seria ensinar e aprender Matemática.

Biografia do Autor

Marcela Rafaela Barbosa de Farias, Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Participa do Grupo de Pesquisa Educação Matemática em Contextos de Educação do Campo.

Michela Caroline Macêdo, Faculdade Joaquim Nabuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007)

CARLOS MONTEIRO, Universidade Federal de Pernambuco

PhD in Education pela University of Warwick (2005); Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998); Graduado em Psicologia pela UFPE (1990). Pesquisador visitante na University of Leicester (2007) e na Free University of Brussels (2012). Atualmente é Professor Adjunto 4 do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação da UFPE, leciona em Cursos de Licenciaturas no nível da Graduação, é docente permanente e orientador nos Cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec - UFPE. Tem experiência na Área de Psicologia na Educação, sobretudo nas interfaces com a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem. Atualmente é líder do GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística e do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos de Educação do Campo. As principais temáticas de pesquisas e orientação vinculam-se principalmente aos seguintes tópicos: Ensino e Aprendizagem de Matemática; Educação Matemática nos contextos de Educação do Campo; Fatores sócio-culturais relacionados ao desenvolvimento e uso de conhecimentos matemáticos; Ensino e Aprendizagem de Estatística; Letramento Estatístico; Aspectos do ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

Farias, M. R. B. de, Macêdo, M. C., & MONTEIRO, C. (2015). ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: O QUE DIZEM ALUNOS E SUA PROFESSORA. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(93), 72–107. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.72-107