ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: O QUE DIZEM ALUNOS E SUA PROFESSORA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.93.72-107Resumo
No Brasil, ainda são incipientes as pesquisas que abordam o ensino de Matemática em contextos de escolas campesinas. Para investigar tais realidades, faz-se necessário considerar a trajetória da Educação do Campo bem como as especificidades dos atores envolvidos nesses contextos. Como o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos educacionais vinculados à Matemática no âmbito da realidade campesina, desenvolvemos uma pesquisa que investigou as concepções de uma professora e seus alunos sobre o ensino de Matemática no contexto de uma escola do Campo do Agreste de Pernambuco. Neste artigo são discutidos dados que foram coletados a partir de entrevistas e observações de aulas. As análises das falas dos participantes sugeriram que suas perspectivas baseiam-se em experiências pessoais e em processos socioculturais que enfatizam uma visão restrita do que seria ensinar e aprender Matemática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).