CONCEPÇÕES DE PESQUISA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO DO SUL AO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Itacir José Santim Centro Universitário Univates
  • Priscila Rigoni Centro Universitário Univates
  • Miriam Marchi Centro Universitário Univates
  • Andreia A. G. Strohschoen Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.27-56

Resumo

A construção do conhecimento tem sofrido mudanças, visto que ferramentas como internet, computador, bibliografias impressas, redes sociais estão fortemente presentes no cotidiano dos docentes. Com isto, o modo de se relacionar com a iniciação à pesquisa também sofreu transformações. Pretende-se, neste estudo, compreender de que maneira e em que medidas as novas tecnologias fazem parte da vida de discentes e docentes, e como estes estão fazendo uso e aproveitando-as para a iniciação à pesquisa. Investigar como a iniciação à pesquisa em escolas de educação básica tem se efetivado, já que as novas ferramentas tecnológicas têm impactado no acesso ao conhecimento e ensino aumentando a velocidade de propagação de informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de campo, com método de abordagem indutivo, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário contendo perguntas abertas e fechadas acerca das ferramentas usadas pelos discentes para fins de estudos e suas concepções sobre pesquisa. As respostas obtidas demonstraram ideias heterogêneas, pouco aprofundadas e possivelmente originadas do senso comum. Nesse sentido, é possível inferir que os professores provavelmente não trabalham a pesquisa de forma sistemática com um tema específico, problematizações, formulação de hipóteses e validação dos resultados.

Biografia do Autor

Itacir José Santim, Centro Universitário Univates

Bolsista de iniciação científica (BIC-Univates) da pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil do Centro Universitário Univates e graduando de História (licenciatura).

Priscila Rigoni, Centro Universitário Univates

Bolsista de iniciação tecnológica (PIBIT-CNPq)  da pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino: do Sul ao Norte e Nordeste do Brasil do Centro Universitário Univates e graduanda de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda.

Miriam Marchi, Centro Universitário Univates

Doutora em Química, Docente dos Programas de Pós Graduação em Ensino e Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates.

Andreia A. G. Strohschoen, Centro Universitário

Doutora em Ciências, ênfase Ecologia. Docente dos Programas de Pós Graduação em Ensino e Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates.

Downloads

Publicado

2015-09-05

Como Citar

Santim, I. J., Rigoni, P., Marchi, M., & Strohschoen, A. A. G. (2015). CONCEPÇÕES DE PESQUISA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO DO SUL AO NORTE E NORDESTE DO BRASIL. Revista Contexto &Amp; Educação, 29(94), 27–56. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.27-56