NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA MEMÓRIA, DO REGISTRO E DO DISCURSO EMERGEM POSTURAS E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.94.212-237Resumo
As narrativas são objeto de estudo das Ciências Humanas com as mais variadas abordagens teórico-metodológicas. No campo dos estudos curriculares, as discussões acerca de uma modalidade específica de narrativas, as digitais, vêm ganhando espaço como lugares de construção do currículo e de reflexão sobre o percurso de formação dos sujeitos da educação. Este artigo insere-se nesse contexto de discussão e apresenta os resultados de um estudo qualitativo acerca de três narrativas de docentes em processo de formação para atuarem no Programa Um Computador por Aluno – PROUCA no estado do Tocantins. As análises tiveram inspiração teórica na análise do discurso de linha francesa, mas também buscaram contribuições da Semiótica. As categorias de análise focaram elementos que mostrassem a capacidade de exposição dos sujeitos por meio das narrativas, a consciência de si refletida nos textos e indícios do processo reflexivo dos autores sobre suas histórias e percursos. As análises demonstram, por um lado, a dificuldade dos sujeitos com o narrar que fala da experiência pessoal e com o exercício de refletir e registrar a reflexão a partir da experiência; por outro, apontam para conceitos latentes sobre as Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação (TDIC) e sua incorporação às práticas pedagógicas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.