A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA POR MEIO DO ESTUDO DO CUBISMO NO 5º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autores

  • Mazonilde Dalvina Costa Souza Centro Universitário Univates
  • MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT Centro Universitário Univates
  • IEDA MARIA GIONGO Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.201-230

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES, que teve como objetivo identificar de que forma o estudo do movimento cubista pode contribuir na aprendizagem significativa da Geometria no 5º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA na Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima. Tal pesquisa se fundamentou na teoria de aprendizagem de David Ausubel, e nos documentos que regem a Educação de Jovens e Adultos. Foram consultadas obras como Ausubel (2003), Moreira (2011), Fainguelernt e Nunes (2006). Através de pesquisas qualitativas, utilizando abordagem descritiva e coletas de dados por meio de diário de campo e questionários, foi possível desenvolver atividades potencialmente significativas e favorecer a aprendizagem do conteúdo espaço e forma por meio do desenvolvimento de atividades que envolviam a arte do movimento cubismo e a geometria. A partir dos resultados ficou constatado que esse material teve significado lógico ou potencial, o qual resultou em um aprimoramento dos conceitos subsunçores existentes na estrutura cognitiva dos alunos e acarretou a assimilação sequencial de novos conceitos a partir da mediação do professor que auxiliou com atividades práticas na ação progressiva de aquisição de conhecimentos.

Biografia do Autor

Mazonilde Dalvina Costa Souza, Centro Universitário Univates

Formada em pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima. Especialista em Libras pela Faceten. Mestranda em Ensino de Ciências Exatas no Centro Universitário Univates. Professora do ensino fundamental na rede pública estadual há 12 anos.

MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua no Centro Universitário Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias.

IEDA MARIA GIONGO, Centro Universitário Univates

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Univates de Lajeado, RS, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também atua,como docente permanente, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da Instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nos seguintes temas: Educação Matemática na Escola Básica e Ensino Superior, Etnomatemática.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

Souza, M. D. C., REHFELDT, M. J. H., & GIONGO, I. M. (2017). A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA POR MEIO DO ESTUDO DO CUBISMO NO 5º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. Revista Contexto & Educação, 31(99), 201–230. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.201-230