AÇÕES E IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: (IM) POSSIBILIDADES DE (IN) DISSOCIAR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.64-86Resumo
O processo de formação e constituição do docente faz parte de inúmeras discussões nas universidades brasileiras. Neste cenário e junto aos inúmeros questionamentos e dúvidas, um (problema) emerge como principal e orientador destes escritos: Qual o perfil dos docentes de ensino superior que consideram parcialmente ou não consideram as atividades de pesquisa e extensão em suas atividades de ensino? A fim de problematizar tal questionamento, utilizamo-nos de 84 questionários realizados com docentes do ensino superior pertencentes a diferentes instituições de ensino. As respostas de tais entrevistas foram utilizadas para cruzarmos informações e verificar (ou não) quais as características e as justificativas destes docentes sobre a (im) possibilidade de considerar rotineiramente a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Buscamos discutir, junto a estes cruzamentos, os conceitos de (de) formação e autonomia docente junto a algumas políticas públicas que orientam a atuação deste profissional no ensino superior.
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