AÇÕES E IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: (IM) POSSIBILIDADES DE (IN) DISSOCIAR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Autores/as

  • Fabio Jardel Gaviraghi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniela Medeiros Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.64-86

Resumen

O processo de formação e constituição do docente faz parte de inúmeras discussões nas universidades brasileiras.  Neste cenário e junto aos inúmeros questionamentos e dúvidas, um (problema) emerge como principal e orientador destes escritos: Qual o perfil dos docentes de ensino superior que consideram parcialmente ou não consideram as atividades de pesquisa e extensão em suas atividades de ensino? A fim de problematizar tal questionamento, utilizamo-nos de 84 questionários realizados com docentes do ensino superior pertencentes a diferentes instituições de ensino. As respostas de tais entrevistas foram utilizadas para cruzarmos informações e verificar (ou não) quais as características e as justificativas destes docentes sobre a (im) possibilidade de considerar rotineiramente a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.  Buscamos discutir, junto a estes cruzamentos, os conceitos de (de) formação e autonomia docente junto a algumas políticas públicas que orientam a atuação deste profissional no ensino superior.

Biografía del autor/a

Fabio Jardel Gaviraghi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria. Email: fabiogaviraghi@yahoo.com.br

 

Daniela Medeiros, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Docente e Intérprete de Libras na Universidade Regional do Noroeste do Estado o Rio Grande do Sul. Email: daniela.medeiros@unijui.edu.br.

Publicado

2016-02-24

Cómo citar

Gaviraghi, F. J., & Medeiros, D. (2016). AÇÕES E IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: (IM) POSSIBILIDADES DE (IN) DISSOCIAR ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(96), 64–86. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.64-86