REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA A FAVOR DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autores

  • Aline Tamires Kroetz Ayres Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)
  • Éderson Ayres Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.59-92

Resumo

Na atual sociedade caracterizada por permanentes transformações, a utilização das novas tecnologias está presente nos mais diversos setores. Na educação as tecnologias da informação e comunicação, além de proporcionar inovações nas metodologias de ensino-aprendizagem, estimulam novas formas de gestão escolar. Diante desta perspectiva, este estudo aborda práticas de gestão escolar que ocorrem no meio digital, especificamente por meio das redes sociais. A pesquisa teve como objetivo principal investigar as contribuições proporcionadas pelo uso de uma rede social para a promoção da gestão democrática e participativa de qualidade em uma escola pública de ensino fundamental do município de Novo Hamburgo - RS. A metodologia teve como base um estudo de caso com abordagem qualitativa em que os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário aos alunos, professores e gestores da escola municipal, a qual possui um perfil na rede social e análise dos registros de utilização deste perfil na rede social. A análise dos dados indicou a viabilidade do uso de redes sociais para aproximar a escola do cotidiano dos alunos, visto que aqueles que possuem acesso a internet permanecem praticamente o mesmo tempo que passam na escola em redes sociais.

Biografia do Autor

Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010) e Especialista em Gestão Educacional pela mesma instituição (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: educação superior e pedagogia universitária. Atualmente mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e técnica-administrativa em educação no cargo de Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul, Campus Sapucaia do Sul.

Éderson Ayres Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Graduado em Geografia Licenciatura plena pela Universidade Federal de Santa Maria  - UFSM (2008), Especialista em Gestão Educacional pela mesma instituição (2012) e Especialista em Orientação Educacional pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul - IERGS (2014). Atualmente mestrando em Informática na Educação no IFRS e professor de Geografia no IFSUL, Campus Charqueadas. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, TICs na Educação, Iniciação Científica na Educação Básica e Método de Projetos.

Downloads

Publicado

2015-10-30

Como Citar

Kroetz Ayres Castro, A. T., & Ayres Castro, Éderson. (2015). REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA A FAVOR DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(95), 59–92. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.59-92