CONHECIMENTO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL VEREADOR RAMON SANCHES MARQUES DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.44-66Resumo
A percepção ambiental e as representações sociais são importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos relacionados a Educação Ambiental. Esta pesquisa procurou interpretar o conhecimento sobre meio ambiente de 78 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques, Tangará da Serra-MT, através de desenhos e frases. Os resultados permitiram observar, nos desenhos, que a maioria dos alunos vê o meio ambiente como natureza pura, e o ser humano como mero observador. Nas frases a representação foi ambiente como meio de vida, evidenciando o ambiente como lugar para se viver, sem sentido de pertencimento e sim de utilização do mesmo. É importante salientar que houve um crescimento ao longo das séries no quesito problemas que devemos solucionar, onde os alunos conseguem enxergar os problemas ambientais a sua volta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).