CONHECIMENTO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL VEREADOR RAMON SANCHES MARQUES DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT

Autores/as

  • Rafaella Ferreira Neres Queiroz FAPAN - Faculdade do Pantanal
  • josue ribeiro da silva nunes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.44-66

Resumen

A percepção ambiental e as representações sociais são importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos relacionados a Educação Ambiental. Esta pesquisa procurou interpretar o conhecimento sobre meio ambiente de 78 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques, Tangará da Serra-MT, através de desenhos e frases. Os resultados permitiram observar, nos desenhos, que a maioria dos alunos vê o meio ambiente como natureza pura, e o ser humano como mero observador. Nas frases a representação foi ambiente como meio de vida, evidenciando o ambiente como lugar para se viver, sem sentido de pertencimento e sim de utilização do mesmo. É importante salientar que houve um crescimento ao longo das séries no quesito problemas que devemos solucionar, onde os alunos conseguem enxergar os problemas ambientais a sua volta.

Biografía del autor/a

Rafaella Ferreira Neres Queiroz, FAPAN - Faculdade do Pantanal

Mestre em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola pela UNEMAT.

josue ribeiro da silva nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor em Ecologia (UFSCar) Professor Adjunto de Ecologia da UNEMAT - MT desde 2006.

Publicado

2016-07-29

Cómo citar

Queiroz, R. F. N., & nunes, josue ribeiro da silva. (2016). CONHECIMENTO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL VEREADOR RAMON SANCHES MARQUES DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(97), 44–66. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.44-66