EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO COMO CONHECIMENTO

Autores

  • Glycia Melo Oliveira Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.87-100

Resumo

As relações entre ciência, educação física escolar e jogo se estabelecem neste estudo como uma possível configuração epistemológica para se pensar a prática do jogo como conhecimento. Nesse cenário, consideramos que a escola é uma comunidade científica e a Educação Física Escolar uma área de conhecimento específica que pode conceber o jogo enquanto campo epistemológico. Em que medida o jogo pode ser pensado como saber sistematizado e epistêmico nas aulas de Educação Física? Eis a questão que pretendemos examinar.

Biografia do Autor

Glycia Melo Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação UPE/UFPB

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia – Université Catholique de Louvain

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

LAISTHESIS – Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética, Sociedade

 

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Publicado

2016-03-15

Como Citar

Oliveira Silva, G. M., & Caminha, I. de O. (2016). EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO COMO CONHECIMENTO. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(96), 87–100. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.87-100