EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO COMO CONHECIMENTO

Authors

  • Glycia Melo Oliveira Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.87-100

Abstract

As relações entre ciência, educação física escolar e jogo se estabelecem neste estudo como uma possível configuração epistemológica para se pensar a prática do jogo como conhecimento. Nesse cenário, consideramos que a escola é uma comunidade científica e a Educação Física Escolar uma área de conhecimento específica que pode conceber o jogo enquanto campo epistemológico. Em que medida o jogo pode ser pensado como saber sistematizado e epistêmico nas aulas de Educação Física? Eis a questão que pretendemos examinar.

Author Biographies

Glycia Melo Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação UPE/UFPB

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia – Université Catholique de Louvain

Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.

LAISTHESIS – Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética, Sociedade

 

Published

2016-03-15

How to Cite

Oliveira Silva, G. M., & Caminha, I. de O. (2016). EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO COMO CONHECIMENTO. Context and Education Journal, 30(96), 87–100. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.87-100