CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.4-28Resumo
Este trabalho apresenta o registro e uma reflexão sobre os objetivos e a aproximação pretendida entre o Curso de Pós-Graduação Especialização Em Educação de Jovens e Adultos - com ênfase em Educação do Campo, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santo Augusto, através do edital n.º 02/2010, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e os preceitos da Educação Popular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, pois revisitamos o Edital, o Projeto Pedagógico e os Trabalhos de Conclusão, que não receberam análise até o momento. Partiu-se da hipótese de que há uma identidade entre o curso e a Educação Popular. A pesquisa procura responder duas questões: Em que contexto foi possível realizar o curso? É possível afirmar que esse curso foi constituído e desenvolvido a partir de referenciais teóricos e práticos da Educação Popular? Tomou-se como objeto de análise o texto do edital que possibilitou o financiamento do curso, o Projeto Pedagógico e os trabalhos de conclusão de curso. Procurou-se identificar as intencionalidades e o que elas têm em comum com o campo conceitual e os compromissos da Educação Popular, sobretudo no que se refere aos referenciais teóricos utilizados nos documentos de criação, nas ementas das disciplinas e mesmo nos textos dos Trabalhos de Conclusão de Curso analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).