CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.4-28

Resumo

Este trabalho apresenta o registro e uma reflexão sobre os objetivos e a aproximação pretendida entre o Curso de Pós-Graduação Especialização Em Educação de Jovens e Adultos - com ênfase em Educação do Campo, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santo Augusto, através do edital n.º 02/2010, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e os preceitos da Educação Popular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, pois revisitamos o Edital, o Projeto Pedagógico e os Trabalhos de Conclusão, que não receberam análise até o momento. Partiu-se da hipótese de que há uma identidade entre o curso e a Educação Popular. A pesquisa procura responder duas questões: Em que contexto foi possível realizar o curso? É possível afirmar que esse curso foi constituído e desenvolvido a partir de referenciais teóricos e práticos da Educação Popular? Tomou-se como objeto de análise o texto do edital que possibilitou o financiamento do curso, o Projeto Pedagógico e os trabalhos de conclusão de curso. Procurou-se identificar as intencionalidades e o que elas têm em comum com o campo conceitual e os compromissos da Educação Popular, sobretudo no que se refere aos referenciais teóricos utilizados nos documentos de criação, nas ementas das disciplinas e mesmo nos textos dos Trabalhos de Conclusão de Curso analisados.

Biografia do Autor

Osmar Lottermann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Licenciado em História pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Geografia pela Faculdades Integradas de Amparo. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Docente com dedicação exclusiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Ciências Humanas

Marileia Gollo de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Docente com dedicação exclusiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Ciências Humanas.  

Tarcisio Samborski, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação e Interpretação Ambiental pela  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente com dedicação exclusiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Educação, Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Lottermann, O., de Moraes, M. G., & Samborski, T. (2017). CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(101), 4–28. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.4-28