EDITORIAL Sobre Ensino e Formação Docente

Autores

  • Maria Cristina Pansera de Araujo
  • Celso José Martinazzo Unijui
  • Maria Simone Vione Schwengber
  • Solange Schorn

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.1-3

Resumo

A Revista Contexto & Educação, em seu número 96, dedica-se à discussão dos temas sobre o ensino em seus diferentes campos e a formação docente em suas questões de caráter teórico-metodológico. Esta publicação é composta por nove artigos e apresenta temas atinentes à educação ambiental, ensino da música, a arte de escrever, currículo de cursos on-line, a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, metodologia de ensino, educação física, epistemologia e sociologia da educação.

No artigo A arte de escrever e orientar um texto: enfrentando os dois flagelos da alma humana: as armadilhas do desejo e a presunção da verdade, Lúcia Schneider Hardt discute a função da orientação em um curso de mestrado considerando o campo da Filosofia da Educação. Indica e descreve o processo formativo dos sujeitos que se encontram em função de desejos semelhantes, que é conseguirem o grau de mestre e como isso repercute nas interações e produções efetivadas.

Considerando as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que preconiza a Arte como componente curricular obrigatório nas escolas, Cristhian Moreira Brum e Claudia Gaida, no artigo O Ensino da Música: um olhar qualitativo de ambientes de ensino-aprendizagem da música quanto ao aspecto construtivo-arquitetônico, apresentam uma reflexão sobre a qualidade dos ambientes de ensino-aprendizagem da música quanto ao aspecto construtivo-arquitetônico, nas aulas de Artes. A preocupação está nas condições acústicas das salas de aula, uma vez que a inadequação desses espaços pode desencadear problemas no processo de aprendizagem musical.

A partir de uma pesquisa realizada em 2011 com a participação de 112 alunos concluintes do ensino fundamental em uma escola da rede pública no município de Uruguaiana/RS, Edward Frederico Castro Pessano, Claudia Lisiane Azevedo Pessano, Vanderlei Folmer, Robson Luiz Puntel relatam a busca em avaliar a utilização do Rio Uruguai como tema para a promoção da educação ambiental e analisar uma estratégia pedagógica para a melhoria dos processos educacionais. Tal análise é apresentada no artigo O Rio Uruguai como tema para a Educação Ambiental no ensino fundamental.

Na sequência, o artigo intitulado Redes de conversação: virtualizações e atualizações na tessitura do Currículo de um Curso On-Line de Licenciatura em Ciências, escrito por Ivane Almeida Duvoisin e Débora Pereira Laurino, trata da investigação sobre o fluxo do linguajear e do emocionar do habitar humano emergente da rede de conversação (RP) que foi se constituindo no conversar sobre um curso On-line de Licenciatura de Ciências para elaborar o Projeto Pedagógico e o Currículo do curso. Para compreender o fenômeno foi preciso entender o processo de virtualização, ou seja, a emergência das recordações, evocações, imaginações e simulações que o linguajear e o emocionar na RP possibilitavam aos professores, enquanto atualizavam o currículo que estava em constante movimento. As autoras empregaram como marco teórico conceitos cunhados por Humberto Maturana e por Pierre Lévy, que ampliam as compreensões do processo estabelecido.

Em Ações e implicações da atuação docente no ensino superior: (im) possibilidades de (in) dissociar ensino, pesquisa e extensão, os autores Fabio Jardel Gaviraghi e Daniela Medeiros problematizam a questão do perfil dos docentes de ensino superior, que consideram parcialmente ou não consideram as atividades de pesquisa e extensão na sua atuação no ensino discutindo os conceitos de (de) formação e autonomia docente junto a algumas políticas públicas as quais orientam a atuação deste profissional no ensino superior.

O modo pelo qual o jogo pode ser pensado como saber sistematizado e epistêmico, nas aulas de Educação Física, é examinado e discutido por Glycia Melo Oliveira Silva e Iraquitan de Oliveira Caminha no artigo Epistemologia e educação física escolar: o jogo como conhecimento.

Iael de Souza, em Sociologia da Educação – as relações entre o modo de produção capitalista e os modos de educar, tece relações entre o modo de produção capitalista, os modos de educar, o mundo do trabalho e as instituições escolares, demonstrando como a sociologia da educação, a partir de uma perspectiva crítica, de totalidade social, pode corroborar para a construção da hegemonia da classe trabalhadora para além das instituições de ensino.

A autora Rosilaine Aparecida Pinto, em seu artigo Métodos de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom, analisa se os métodos de ensino utilizados por uma Instituição de Educação Superior colaboram para o alcance dos objetivos da aprendizagem propostos.

Finalizando esta edição, com o artigo A teoria e prática no “educar pela pesquisa”: análise de dissertações em educação em ciências, João Batista Harres propõe compreender como o princípio do Educar pela Pesquisa (EPP) tem sido levado à prática nas pesquisas de mestrado na área de Educação em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS (PPGEDUCEM).

Convidamos os leitores a compartilhar essas reflexões.

Maria Cristina Pansera Araújo

Celso José Martinazzo

Maria Simone Vione Schwengber

Solange Castro Schorn

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araujo

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Pansera de Araujo, M. C., Martinazzo, C. J., Schwengber, M. S. V., & Schorn, S. (2016). EDITORIAL Sobre Ensino e Formação Docente. Revista Contexto &Amp; Educação, 30(96), 1–3. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.1-3