A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO PROGRAMA PIBID: ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.106-133Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como uma proposta educativa baseada na investigação por parte dos alunos como estratégia de ensino e desenvolvida no âmbito de um programa de interação entre a escola e a universidade pode transformar a prática da sala de aula e o aprender dos alunos. Os sujeitos são futuros professores, licenciandos em Física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e professores de escolas públicas. A base teórica que fundamenta o estudo é o educar pela pesquisa e o aprender investigando. Foram coletados dados a partir de: questionários, grupos focais, discussões orientadas, desenhos e observações e de atividades nas escolas. Estes dados referem-se às atividades desenvolvidas na escola e na universidade com vistas as desenvolvimento de experimentos de cunho investigativo a serem planejados e construídos na universidade e, depois, aplicados na escola. As atividades desenvolvidas foram significativas para a reflexão dos licenciandos que identificaram a necessidade de incluir um caráter investigativo nos experimentos de Física nas escolas. A partir da análise, percebemos que os licenciandos reconhecem a importância da interação entre a pesquisa acadêmica e a escola, considerando a participação no PIBID como uma oportunidade de ensaio à prática docente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.