A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO PROGRAMA PIBID: ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.106-133Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como uma proposta educativa baseada na investigação por parte dos alunos como estratégia de ensino e desenvolvida no âmbito de um programa de interação entre a escola e a universidade pode transformar a prática da sala de aula e o aprender dos alunos. Os sujeitos são futuros professores, licenciandos em Física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e professores de escolas públicas. A base teórica que fundamenta o estudo é o educar pela pesquisa e o aprender investigando. Foram coletados dados a partir de: questionários, grupos focais, discussões orientadas, desenhos e observações e de atividades nas escolas. Estes dados referem-se às atividades desenvolvidas na escola e na universidade com vistas as desenvolvimento de experimentos de cunho investigativo a serem planejados e construídos na universidade e, depois, aplicados na escola. As atividades desenvolvidas foram significativas para a reflexão dos licenciandos que identificaram a necessidade de incluir um caráter investigativo nos experimentos de Física nas escolas. A partir da análise, percebemos que os licenciandos reconhecem a importância da interação entre a pesquisa acadêmica e a escola, considerando a participação no PIBID como uma oportunidade de ensaio à prática docente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).