AS (IM) POSSÍVEIS RELAÇÕES AMBIENTAIS VERSUS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.56-80Resumo
A Educação Ambiental (EA) numa perspectiva crítica apresenta uma caminhada histórica, porém, distante do cotidiano das pessoas e ambientes escolares. Com essa preocupação, nos propomos a analisar alguns Livros Didáticos (LD) de Ciências buscando compreender como a EA tem sido abordada nos mesmos, bem como verificar as (im) possíveis relações conceituais versus questões socioambientais. Foram analisados quatro LD (inseridos no Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, de 2011) do 6º ano do Ensino Fundamental, conforme análise de conteúdo proposto por Bardin (1995) e concepções com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências da Natureza e de EA, conforme pressupostos teórico-metodológicos relacionados aos blocos temáticos. O estudo demonstrou que precisamos avançar nas pesquisas sobre os LD, abordagem da EA e conhecimentos dos PCN em discussão permanente no ensino de Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).