AS (IM) POSSÍVEIS RELAÇÕES AMBIENTAIS VERSUS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
  • Rosangela Ines Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.
  • Erica do Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.56-80

Resumen

A Educação Ambiental (EA) numa perspectiva crítica apresenta uma caminhada histórica, porém, distante do cotidiano das pessoas e ambientes escolares. Com essa preocupação, nos propomos a analisar alguns Livros Didáticos (LD) de Ciências buscando compreender como a EA tem sido abordada nos mesmos, bem como verificar as (im) possíveis relações conceituais versus questões socioambientais. Foram analisados quatro LD (inseridos no Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, de 2011) do 6º ano do Ensino Fundamental, conforme análise de conteúdo proposto por Bardin (1995) e concepções com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências da Natureza e de EA, conforme pressupostos teórico-metodológicos relacionados aos blocos temáticos. O estudo demonstrou que precisamos avançar nas pesquisas sobre os LD, abordagem da EA e conhecimentos dos PCN em discussão permanente no ensino de Ciências.

Biografía del autor/a

Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Mestranda em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Rosangela Ines Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Professora Doutora do Curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Erica do Espirito Santo Hermel, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Professora Doutora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Publicado

2017-04-12

Cómo citar

Schwingel, T. C. P. G., Uhmann, R. I. M., & Hermel, E. do E. S. (2017). AS (IM) POSSÍVEIS RELAÇÕES AMBIENTAIS VERSUS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educación, 31(100), 56–80. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.56-80