COGNIÇÃO, SEMIÓTICA E MODELAGEM: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Guy Barros Barcellos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • José María Chamoso Universidade de Salamanca - USAL
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.4-32

Resumo

Este artigo apresenta um ensaio teórico que aborda três teorias distintas: cognição, semiótica e modelagem, com o objetivo de articulá-las e, se possível, encontrar pontos convergentes que possam vir a auxiliar no processo de ensino e aprendizagem escolar. Como procedimento metodológico foi utilizado o Mapeamento na Pesquisa Educacional – Mapa Teórico, no qual foi realizada uma busca em obras que contivessem teorias consolidadas acerca da temática em estudo. Após análise destas teorias, pode-se verificar que existem similaridades e pontos de compatibilidade, permitindo a tessitura de articulações que, se utilizadas por professores, podem facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes por meio da modelagem.

 

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática

Guy Barros Barcellos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestre e Doutorando em Educação em Ciências e Matemática; Licenciado em Ciências Biológicas.

José María Chamoso, Universidade de Salamanca - USAL

Professor titular da Universidade de Salamanca, doutor em didática da matemática.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2017-04-12

Como Citar

Madruga, Z. E. de F., Barcellos, G. B., Chamoso, J. M., & Lima, V. M. do R. (2017). COGNIÇÃO, SEMIÓTICA E MODELAGEM: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 31(100), 4–32. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.4-32