COGNIÇÃO, SEMIÓTICA E MODELAGEM: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.4-32Abstract
Este artigo apresenta um ensaio teórico que aborda três teorias distintas: cognição, semiótica e modelagem, com o objetivo de articulá-las e, se possível, encontrar pontos convergentes que possam vir a auxiliar no processo de ensino e aprendizagem escolar. Como procedimento metodológico foi utilizado o Mapeamento na Pesquisa Educacional – Mapa Teórico, no qual foi realizada uma busca em obras que contivessem teorias consolidadas acerca da temática em estudo. Após análise destas teorias, pode-se verificar que existem similaridades e pontos de compatibilidade, permitindo a tessitura de articulações que, se utilizadas por professores, podem facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes por meio da modelagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).