(IN) VISIBILIDADE DA ESCOLA NA DISCUSSÃO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Autores

  • NELSON MACHADO DO CARMO JUNIOR Hospital Risoleta Neves - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jackson Ronie Sá da Silva Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.145-169

Resumo

O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária.

Biografia do Autor

NELSON MACHADO DO CARMO JUNIOR, Hospital Risoleta Neves - Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Saúde pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN/FUNDEP/UFMG). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Anhanguera. Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão e em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão.

Jackson Ronie Sá da Silva, Professor Adjunto do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutorando em Saúde Pública na Universidad Tres Fronteras. Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão e em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

JUNIOR, N. M. D. C., & Sá da Silva, J. R. (2017). (IN) VISIBILIDADE DA ESCOLA NA DISCUSSÃO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(102), 145–169. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.145-169