AÇÃO EDUCATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA EM CONTEXTOS PRISIONAIS: POSSIBILIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.175-192Resumo
O artigo tem como finalidade analisar as possibilidades e limites da realização da ação educativa em meio prisional na perspectiva da reconstrução do sujeito social para a preparação para a volta ao mundo social, indagando-se inicialmente se existe uma ação educativa específica que possibilite alcançar este objetivo, suas possibilidades e limites. A partir especialmente de um fundamento teórico em Foucault (2012), Arendt (2001) e Bauman (2005), busca-se reconstruir o universo prisional e a sua relação com as condições humanas e existenciais. Argumenta-se que a realização da ação educativa no interior do contexto prisional tem possibilidades com a reconstrução do sujeito na perspectiva da volta para o mundo social. Mas por outro lado encontra limitações no próprio objetivo da prisão na modernidade, o castigo, a reclusão, o isolamento do mundo da vida e das condições sociais impondo limitações a uma ação educativa capaz de reconstruir o sujeito na perspectiva da volta para o mundo social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).