CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA A HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Luciana Flor Correa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.57-80

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre alguns aspectos que evidenciam que a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nos cursos de formação de professores, pode constituir-se em importante contribuição para a promoção de ambientes de trabalho que motivem a cooperação, a humanização e o posicionamento crítico em relação ao processo civilizatório, uma vez que o atual modelo hegemônico prioriza a competição, minimiza as questões humanas e leva o sujeito ao comodismo e à sujeição. Utilizando os recursos da pesquisa bibliográfica, para introduzir o tema enfocaremos a situação e os desafios do trabalho docente, sobretudo na esfera universitária. Na sequência, abordaremos a relação entre a educação e o trabalho na era do capital, e, na parte final, faremos uma breve análise da importância do enfoque CTS para a possível desalienação e a promoção de ambientes de trabalho docente favoráveis ao desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Luciana Flor Correa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Assistente Social, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e Analista de prospecção de fomento e elaboração de projetos na Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação (AGETEC) da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenheiro Mecânico, Doutor em Educação, Pesquisador em Educação Tecnológica e CTS, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET).

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Correa, L. F., & Bazzo, W. A. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA A HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(102), 57–80. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.57-80