CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA A HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Autores/as

  • Luciana Flor Correa Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.57-80

Resumen

O objetivo do presente artigo é refletir sobre alguns aspectos que evidenciam que a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), nos cursos de formação de professores, pode constituir-se em importante contribuição para a promoção de ambientes de trabalho que motivem a cooperação, a humanização e o posicionamento crítico em relação ao processo civilizatório, uma vez que o atual modelo hegemônico prioriza a competição, minimiza as questões humanas e leva o sujeito ao comodismo e à sujeição. Utilizando os recursos da pesquisa bibliográfica, para introduzir o tema enfocaremos a situação e os desafios do trabalho docente, sobretudo na esfera universitária. Na sequência, abordaremos a relação entre a educação e o trabalho na era do capital, e, na parte final, faremos uma breve análise da importância do enfoque CTS para a possível desalienação e a promoção de ambientes de trabalho docente favoráveis ao desenvolvimento humano.

Biografía del autor/a

Luciana Flor Correa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Assistente Social, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora e Analista de prospecção de fomento e elaboração de projetos na Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação (AGETEC) da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenheiro Mecânico, Doutor em Educação, Pesquisador em Educação Tecnológica e CTS, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET).

Publicado

2017-09-07

Cómo citar

Correa, L. F., & Bazzo, W. A. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA A HUMANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Revista Contexto &Amp; Educación, 32(102), 57–80. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.57-80