Editorial Ensino de Paisagem e Educação Ambiental e Formação em Ciências e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.1-2

Resumo

O número 99 caracteriza-se por apresentar um conjunto de artigos temáticos. O primeiro tema, expresso em cinco artigos de autores espanhóis, aborda o ensino do conceito de paisagem e educação ambiental, que é problematizado no texto de apresentação escrito pelo Dr Alfonso García De La Vega, da Universidade Autonoma de Madrid, organizador dessa demanda especifica. No texto, “El Paisaje y la Educación Ambiental”, Alfonso García De La Vega, Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) presenta media docena de trabajos relacionados con el tema: el paisaje y la educación ambiental, que se aborda desde una perspectiva multidisciplinar, aunque con especial atención al enfoque geográfico. La geografía siempre ha ofrecido una visión global de la relación entre el ámbito natural y las intervenciones humanas, cuyas transformaciones han generado paisajes culturales singulares.

Outro tema agrega os artigos sobre a formação docente em Ciências e Matemática, submetidos espontaneamente por autores brasileiros e portugués.

No artigo “As marcas sociais deixadas pelas escolas em nossos professores de ciências: a questão da violência simbólica”, Graciella Watanabe e Ivã Gurgel propõem que elas são deixadas na memória e evocadas nas situações cotidianas onde se apresentam na forma do habitus em diversas reações que são convocadas pelo campo profissional. Esse trabalho pretende recuperar os aspectos sociais que marcaram um conjunto de 136 professores de ciências da escola básica (fundamental e média) em sua trajetória histórica e as influencias na sua atuação profissional.

Maria Eduarda Roque Ferreira, Carla Cepa, Rosa Tracana e Carlos Francisco Reis, no texto RECICLAR RECORDAÇÕES COM AS CIÊNCIAS - PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE JARDIM-DE-INFÂNCIA”, partiram do pressuposto que a educação se baseia em premissas sociais, culturais, individuais e coletivas. Neste contexto, foi desenvolvida, com um grupo de crianças da educação pré-escolar, uma experiência pedagógico-didática intitulada Reciclar Recordações - A Magia das Ciências, que foi trabalhada de modo interdisciplinar e operacionalizada através da realização de atividades práticas, tendo por enfoque a triangulação ciência-criança-meio sociocultural.

Andrea Inês Goldschmidt, Nathália Vieira Silva, Jenyffer Soares Estival Murça e Brucce Sanderson Prado de Freitas, no artigo “O QUE É CIÊNCIA? CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E QUÍMICA”, procuraram identificar e analisar as concepções sobre Natureza da Ciência entre acadêmicos dos cursos de graduação (licenciatura) em Ciências Biológicas e Química, da Universidade Federal de Goiás e a partir desta, analisar os contextos epistemológicos que a cercam.

Por fim, Mazonilde Dalvina Costa Souza, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, no artigo “A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA POR MEIO DE OBRAS CUBISTAS NO 5º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA”, apresentam o resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES, que teve como objetivo identificar de que forma o estudo do movimento cubista pode contribuir na aprendizagem significativa da Geometria no 5º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA na Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima. Tal pesquisa se fundamentou na teoria de aprendizagem de David Ausubel e nos documentos que regem a Educação de Jovens e Adultos. Foram consultadas obras, como Ausubel (2003), Moreira (2011), Fainguelernt e Nunes (2006).

Convidamos a leitura dos textos, visto que propõem novas reflexões sobre temas tão caros a educação e ao ensino.

Maria Cristina Pansera-de-Araújo

Maria Simone Vione Schwengber

Celso José Martinazzo

Solange Castro Schorn

 

Biografia do Autor

Maria Cristina Pansera de Araujo

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

Pansera de Araujo, M. C., Schwengber, M. S. V., Martinazzo, C. J., & Schorn, solange C. (2017). Editorial Ensino de Paisagem e Educação Ambiental e Formação em Ciências e Matemática. Revista Contexto &Amp; Educação, 31(99), 1–2. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.1-2