O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Leticia Paranhos Menna de Oliveira Mestranda Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0002-0541-9930
  • João Batista Siqueira Harres Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Física - Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemátca.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.4-31

Resumo

O presente artigo aborda o uso de uma ferramenta de comunicação para o planejamento coletivo de uma atividade de uma proposta pedagógica. A atividade se referia a interações entre o bioma Pampa (região sul do Rio Grande do Sul) e os habitantes desse território. São analisadas asetapas desse planejamento e as conversas em grupo no Facebook. O estudo é fruto de uma pesquisa-ação crítica e colaborativa que teve o objetivo de fortalecer a agroecologia na região de cinco assentamentos da Reforma Agrária no município de Herval/RS. A utilização do Facebook como ferramenta de comunicação foi escolhida para comunicação instantânea do grupo. A atividade aqui discutida envolveu estudantes de 1º ao 8º ano, pertencentes a duas escolas do campo que atende cerca de 300 famílias campesinas, com o tema gerador Bioma Pampa e o Ser Pampeano, embasada em referenciais teóricos da Educação Popular, Ambiental e do Campo. O Facebook se mostrou uma ferramenta útil para a conversação necessária ao planejamento pedagógico, em especial quando operada em formato de reuniões online, enquanto os educadores estavam conectados em horários previamente combinados. O coletivo avalia que, devido ao distanciamento físico, precauções com uma forma de escrita que não gere desentendimentos devem ser pensadas, além de perceberem a facilidade de troca de materiais didáticos pelo ambiente virtual.

Biografia do Autor

Leticia Paranhos Menna de Oliveira, Mestranda Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atualmente é aluna bolsista de mestrado da CAPES no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. Atua como educadora ambiental no projeto Escola Sustentável da mesma universidade. Possui interesse em educação popular ambiental, tecnologias sociais como recurso pedagógico e gestão ambiental em escolas. Tem experiência em educação ambiental em espaços formais e não formais de educação.

João Batista Siqueira Harres, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Física - Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemátca.

João Batista Siqueira Harres possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha (2007). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Física da PUCRS, onde atua como pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Como docente, atua principalmente no ensino de Física e na formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática. Suas pesquisas se concentram no ensino, na aprendizagem de ciências e no desenvolvimento profissional de professores e suas inter-relações com a epistemologia, a história da ciência, a cultura, a inovação e a educação científica. Na Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS exerce a função de Coordenador de Ensino, setor responsável pela condução dos processos de inovação pedagógica e desenvolvimento docente.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Paranhos Menna de Oliveira, L., & Siqueira Harres, J. B. (2017). O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(102), 4–31. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.4-31