O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.4-31Abstract
O presente artigo aborda o uso de uma ferramenta de comunicação para o planejamento coletivo de uma atividade de uma proposta pedagógica. A atividade se referia a interações entre o bioma Pampa (região sul do Rio Grande do Sul) e os habitantes desse território. São analisadas asetapas desse planejamento e as conversas em grupo no Facebook. O estudo é fruto de uma pesquisa-ação crítica e colaborativa que teve o objetivo de fortalecer a agroecologia na região de cinco assentamentos da Reforma Agrária no município de Herval/RS. A utilização do Facebook como ferramenta de comunicação foi escolhida para comunicação instantânea do grupo. A atividade aqui discutida envolveu estudantes de 1º ao 8º ano, pertencentes a duas escolas do campo que atende cerca de 300 famílias campesinas, com o tema gerador Bioma Pampa e o Ser Pampeano, embasada em referenciais teóricos da Educação Popular, Ambiental e do Campo. O Facebook se mostrou uma ferramenta útil para a conversação necessária ao planejamento pedagógico, em especial quando operada em formato de reuniões online, enquanto os educadores estavam conectados em horários previamente combinados. O coletivo avalia que, devido ao distanciamento físico, precauções com uma forma de escrita que não gere desentendimentos devem ser pensadas, além de perceberem a facilidade de troca de materiais didáticos pelo ambiente virtual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).