O POTENCIAL DAS NARRATIVAS PARA FAVORECER A EVOLUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIANTE DE UM DESAFIO MATEMÁTICO PROPOSTO A LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.275-302Resumo
Na interface entre a Língua Materna e a Matemática, este texto objetivou verificar se e em que medida a utilização de enunciados formulados em contextos de narrativas favorecem a evolução de estratégias na resolução de problemas matemáticos. A metodologia utilizada foi a da Engenharia Didática, descrita em Artigue (1996) e Machado (2002), para desenvolver e aplicar um desafio na forma de uma narrativa, a alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências, em uma universidade pública em São Paulo. Os resultados revelaram que a narrativa, presente no enunciado da situação-problema, propiciou contexto e motivação para que os alunos manifestassem, a partir da utilização inicial da tentativa e erro, estratégias mais elaboradas para a busca e justificativa das soluções encontradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).