CONHECENDO O IMAGE WATCHING E A ABORDAGEM TRIANGULAR: REFLEXÕES SOBRE AS IMAGENS DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.305-416Resumo
As imagens disponibilizadas às crianças, especialmente nos espaços educativos, contribuem para o desenvolvimento da sua capacidade de percepção estética. Considerando que a Arte deve ser componente curricular obrigatório do Ensino Fundamental e atentos à formação de professores/as, realizamos esse estudo cujo objetivo é apresentar propostas específicas para o ensino de Arte, bem como destacar a importância de conhecê-las para a realização de intervenções nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica recorrendo a textos acadêmico-científicos que versam sobre esse tema. No primeiro tópico, apresentamos duas propostas ou metodologias para o uso pedagógico de imagens, destacando suas contribuições para repensarmos as ações com ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As propostas apresentadas são o sistema Image Watching, de Robert Ott e a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa. No segundo tópico, estabelecemos aproximações e distanciamentos entre elas, destacando suas contribuições para a formação e ação docente no que diz respeito ao ensino de Arte. Este texto foi composto durante experiências de formação inicial junto a um curso de Pedagogia e é endereçado especialmente a outros acadêmicos e profissionais desta área seja em formação inicial e continuada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).