COMPREENSÕES SOBRE TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.178-197Resumo
Este artigo tem por objeto o estudo da perspectiva de ensino e da aprendizagem no contexto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), da compreensão do seu papel e utilidade na formação humana, de seus impactos e da necessidade de compreensão de sua utilização quando mencionamos uma formação cidadã. Especula sobre impactos percebidos na aprendizagem em decorrência da excessiva utilização das tecnologias e alerta para o desafio de tentar compreender e adequar sua utilização para educar as novas gerações de universitários. Com metodologia qualitativa e tendo como foco o ensino do direito, em disciplinas presenciais e a distância, observa que a geração atual de estudantes, designada “nativos digitais”, embora tenha grande familiaridade com as novas tecnologias, tem apresentado deficiências com leitura, compreensão e escrita, de modo que transparece como impacto das tecnologias uma alteração da comunicação escrita para a comunicação por imagens e dificultando a expressão. Do ponto de vista da aprendizagem revela-se uma face oculta no uso das tecnologias que pode ser decorrente da compreensão docente de sua utilização: as TIC podem influenciar o desenvolvimento da escrita e da argumentação, aspecto que deve ser melhor estudado para melhorar esta equação entre educação, tecnologias e aprendizagem.Downloads
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