COMPREENSÕES SOBRE TECNOLOGIAS, ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.178-197Abstract
Este artigo tem por objeto o estudo da perspectiva de ensino e da aprendizagem no contexto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), da compreensão do seu papel e utilidade na formação humana, de seus impactos e da necessidade de compreensão de sua utilização quando mencionamos uma formação cidadã. Especula sobre impactos percebidos na aprendizagem em decorrência da excessiva utilização das tecnologias e alerta para o desafio de tentar compreender e adequar sua utilização para educar as novas gerações de universitários. Com metodologia qualitativa e tendo como foco o ensino do direito, em disciplinas presenciais e a distância, observa que a geração atual de estudantes, designada “nativos digitais”, embora tenha grande familiaridade com as novas tecnologias, tem apresentado deficiências com leitura, compreensão e escrita, de modo que transparece como impacto das tecnologias uma alteração da comunicação escrita para a comunicação por imagens e dificultando a expressão. Do ponto de vista da aprendizagem revela-se uma face oculta no uso das tecnologias que pode ser decorrente da compreensão docente de sua utilização: as TIC podem influenciar o desenvolvimento da escrita e da argumentação, aspecto que deve ser melhor estudado para melhorar esta equação entre educação, tecnologias e aprendizagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).