MÍDIAS EDUCACIONAIS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COLABORATIVO

Autores

  • Adriana Helena Borssoi UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.248-274

Resumo

Neste artigo apresentamos reflexões de uma pesquisa em que evidenciamos o trabalho colaborativo em tarefas propostas e desenvolvidas em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade sem presença obrigatória. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos do trabalho colaborativo enquanto uma ação que envolve pessoas trabalhando em conjunto com a intenção de atingir um objetivo em comum. Analisamos uma tarefa desenvolvida por alunos trabalhando em grupos de uma universidade federal do Paraná. A opção metodológica para as análises e a codificação dos dados é de cunho qualitativo na qual fazemos uso do software ATLAS.ti. A partir da codificação e análise dos dados consideramos dois agrupamentos que se referem ao trabalho colaborativo no ambiente virtual de ensino e aprendizagem e que dizem respeito às interações e aos recursos auxiliares para o desenvolvimento da tarefa.

Biografia do Autor

Adriana Helena Borssoi, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática, Licenciatura, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PPGMAT da instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, aprendizagem significativa, educação matemática, tecnologias educacionais.

 

Karina Alessandra Pessoa da Silva, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto, Nível 3, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Faz parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL desde 2005. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? Regional Paraná.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Borssoi, A. H., & Silva, K. A. P. da. (2017). MÍDIAS EDUCACIONAIS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COLABORATIVO. Revista Contexto & Educação, 32(103), 248–274. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.248-274