MÍDIAS EDUCACIONAIS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM: AMPLIANDO POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO COLABORATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.248-274Resumen
Neste artigo apresentamos reflexões de uma pesquisa em que evidenciamos o trabalho colaborativo em tarefas propostas e desenvolvidas em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na modalidade sem presença obrigatória. Para isso, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos do trabalho colaborativo enquanto uma ação que envolve pessoas trabalhando em conjunto com a intenção de atingir um objetivo em comum. Analisamos uma tarefa desenvolvida por alunos trabalhando em grupos de uma universidade federal do Paraná. A opção metodológica para as análises e a codificação dos dados é de cunho qualitativo na qual fazemos uso do software ATLAS.ti. A partir da codificação e análise dos dados consideramos dois agrupamentos que se referem ao trabalho colaborativo no ambiente virtual de ensino e aprendizagem e que dizem respeito às interações e aos recursos auxiliares para o desenvolvimento da tarefa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).