JOGOS DE SIMULAÇÃO COMO PROPULSORES DE REFLEXÕES DOCENTES: A IMPORTÂNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Eduarda Tais Breunig Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.95-128

Resumo

O artigo objetivou realizar uma investigação sobre as concepções de alunos licenciandos a respeito dos jogos de simulação, e concomitante desenvolver uma oficina pedagógica sobre o uso dos mesmos. A pesquisa desenvolvida trata de uma investigação seguida de um relato de experiência, dentro da temática ecologia, apoiando-se em estratégias de jogos de simulação no ensino em ciências, tendo sido desenvolvida em doze horas. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se na aplicação de dois questionários abertos aplicados no início da oficina e ao término da mesma. Os resultados do instrumento avaliativo mostrou que apenas 42% dos participantes compreendem adequadamente o conceito do que são jogos didáticos de simulação, apesar de reconhecerem as vantagens no uso destes. Os alunos mostraram-se participativos e apontaram que ainda há concepções que são mantidas e que precisam ser reconstruídas, como a dicotomia entre a teoria e a prática, o não reconhecimento de todos os espaços de aprendizagem, e a importância em estimular nos alunos os desafios e resolução de problemas pelo uso de jogos didáticos, muito mais do que pela atratividade e motivação que estes oferecem. Quanto mais discutidas forem estas questões com alunos em formação docente, mais a universidade estará contribuindo para a melhoria da educação no ensino em ciências na educação básica.

Biografia do Autor

Eduarda Tais Breunig, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões; dudabreunig@hotmail.com

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Professora-adjunta no curso de Ciências Biológicas, Dra. Educação em Ciências, Laboratório de Ensino, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás. andreainesgold@gmail.com 

Downloads

Publicado

2018-02-21

Como Citar

Breunig, E. T., & Goldschmidt, A. I. (2018). JOGOS DE SIMULAÇÃO COMO PROPULSORES DE REFLEXÕES DOCENTES: A IMPORTÂNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(104), 95–128. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.95-128